A escrita em harmónio pode ser uma sugestão de actividade de escrita criativa, divertida e repleta de potencialidades.
O texto que a seguir apresentamos foi o resultado da sugestão desta actividade, numa das oficinas que tivemos. Mas, este foi só um entre os doze resultantes. O que quer dizer que em apenas alguns minutos, em que se treinam as competências de escrita com imaginação e descontracção obtemos como resultado uma série de textos originais que podemos sempre trabalhar, a nível de textualização - coesão e coerência de ideias – contribuindo assim para que os nossoa alunos desenvolvam a sua competência compositiva de uma forma divertida sem corrermos o risco duma demonstração de fastio que muita das vezes acontece sempre que têm que escrever perguntando logo à priori: - Professora, quantas linhas são?... Oh, tantas professora!…
Experimentem!…Só não nos responsabilizamos pelos resultados. Porquê?! Após a leitura do texto que aqui deixamos irão perceber…Podem não acreditar, mas “Ser Formador Residente do PNEP” , com um grupo de trabalho como este, tem destas coisas…Ossos do ofício! Mas, lá que não deixa de ser interessante e divertido, também é bem verdade!
Actividade:
- Cada aluno dispõe de uma folha A4 em branco.
- O professor pergunta: «QUEM?»
- Cada aluno deve responder na sua folha de papel.
- Dobra-se a parte escrita para trás e passa-se o papel ao colega da direita.
- O professor pergunta: «Como é?»
- Cada aluno responde a esta questão na folha que recebeu do seu colega da esquerda (sem ler o que está escrito).
- Dobra-se novamente a folha e é passada ao colega do lado direito.
- O professor pergunta agora: «O que está a fazer?».
- Outras perguntas: «O quê?»; «Onde?»; «Quando?»; «Porquê?».
- Finalmente faz-se a leitura dos diferentes textos
Resultado
PERGUNTAS | RESPOSTAS |
Quem? | A minha formadora |
Como é? | Realmente feia, gorda, horrorosa e assustadora |
O que está a fazer? | Na lareira a comer castanhas |
Onde? | No pico da Montanha |
Quando? | Entre a hora do almoço e do jantar |
Como se sente? | Feliz. |
Porquê? | Porque anda a estragar a vida dos outros. |