Segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2009

 

           Na turma do 1º e 2º ano da Escola da Ega, os alunos foram convidados a construir uma história original. Pegaram nos cartões auxiliares da escrita,dos Cadernos de trabalho de Língua Portuguesa, dos manuais Fios de Prumo,  retiraram aleatoriamente um cartão de cada cor e fizeram a Planificação da história:

                                                                      

InícioNo Tempo em que os animais falavam
Personagem principallobo mau 
LugarIlha
Missãoencontrar um novo planeta
Alguém para atrapalhardragão
Alguém para ajudarduende 
FimMeu dito, meu feito, este conto saiu perfeito
 

          Depois, de todos os intervenientes e circunstâncias da história estarem organizados, a turma começou a construir o texto oralmente. Simultaneamente, registavam as ideias principais no quadro e uma das professoras ia construindo o texto, no computador.

          No final, o resultado deixou todos boquiabertos de espanto.

          Realmente, não era para menos porque a história ficou mesmo uma "história a sério"  e muito original. Senão, vejam....

 

No tempo em que os animais falavam, existia um lobo mau chamado Babão de pêlo macio e cinzento. Tinha um rabo castanho muito comprido, dentes e garras muito afiadas e as suas orelhas eram igualmente grandes.
Babão, vivia numa gruta profunda que ficava numa ilha distante onde havia um vulcão e animais assustadores. Mas, o que era mesmo mau é que aí também viviam umas formigas de fogo que eram extremamente ferozes e cruéis. Ele vivia cheio de medo e cansado. Afinal de mau ele só tinha a fama e não se sentia nada bem no meio de criaturas tão monstruosas.
Por esse motivo, a certa altura da sua vida ele resolveu partir à procura de outro planeta para morar.
Apesar de ser lobo, ele gostava muito de ler e, por isso, sabia da existência doutras galáxias onde haviam outros planetas habitados por crianças e ele gostava muito de vir a conhecer essas criaturas.
Se melhor o pensou melhor o fez. Começou então por arranjar um delicioso farnel com sandes de frango, atum, bolachas, sumo e alguma fruta para não ter fome durante a viagem.
Finalmente tinha tudo preparado para partir. Pegou na trouxa, abriu a porta para sair, mas deu de caras com um enorme dragão que espumava fogo pela boca .
O dragão era o inimigo de estimação do lobo. Pois, sempre que o lobo preparava um bom manjar o dragão aparecia e comia-lhe tudo. Mas, desta vez, o lobo precisava mesmo do farnel que tinha preparado e não o quis dar ao dragão.
 Ele ficou furioso e logo ergueu as suas patas dianteiras e se preparou para devorar o lobo.
De repente algo mágico aconteceu. O pequeno duende cor- de - rosa que era o guardião da ilha sentiu o perigo que o lobo estava a correr e de imediato correu em seu auxílio. Pegou na sua varinha de condão abanou-a e dela se soltaram cintilantes gotinhas mágicas que transformaram o dragão aterrador num delicioso e simpático dragão.
Agradecido o lobo mau contou ao duende que estava farto de tanta maldade e que ia partir em busca de um tal planeta verde e azul que já tinha visto num dos seus livros. O duende ficou fascinado com a ideia e quando se preparavam para partir o dragão aproximou-se de mansinho e ofereceu-se para os levar às suas costas. Assim, os três partiram pelo espaço fora deixando para trás aquela ilha maldita.
Passado algum tempo avistaram uma grande bola azul. Aproximaram-se e logo avistaram um enorme parque verde onde pequenas criaturas corriam e saltavam por entre uma relva muito verde e macia. Tinham chegado à Terra e aterrado precisamente num bonito parque de diversões onde muitas crianças brincavam alegremente. Mal as crianças os viram correram para eles e receberam-nos de braços abertos. Ficaram todos muito amigos e fizeram uma grande festa. 
                                
Meu dito, meu feito, este conto é perfeito!
                                                                                       Fim
 

... Depois disto a turma fez a revisão do texto, deu-lhe o título 

"Á procura de outro Planeta",  ilustrou-o e construiu um pequeno "livro" com a sua história.

 

 



publicado por pnep-condeixa às 21:47
mais sobre mim
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28


arquivos
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO