Sexta-feira, 19 de Junho de 2009

 

De novo por cá.... 

 

Pois... Já algum tempo que não dávamos notícias mas o tempo tem sido escasso para tantos afazeres. No entanto continuámos no activo e a desenvolver muitas outras e variadas actividades.

Para começar no dia 1 de Junho fizemos a divulgação do nosso projecto de literacia familiar -" A escrita como mensageira entre a escola e a comunidade". Foi fantástico!

Primeiro, porque pudemos contar com o apoio da Câmara Municipal que fez a edição do livro que reúne os textos construídos pelas cerca de 200 famílias dos alunos das turmas abrangidas pela formação do PNEP.

Depois, porque ao fim de um dia de trabalho pudemos contar com a presença de muitas famílias na apresentação do trabalho. Algumas acabaram por aceitar o convite para passar a noite na biblioteca na companhia do Carlos , um contador de histórias convidado pela Biblioteca Municipal.O que pensamos deve ter sido bem divertido!

Estes momentos estão registados no site da Câmara Municipal de Condeixa - http://www.cm-condeixa.pt/">http://www.cm-condeixa.pt/ - que vos convidamos a visitar.

 

                                                     

 

            Deixamos agora aqui uma das histórias construidas.

             Esta pertence às familias da Escola de Venda da Luisa. 

Para todas as famílias participante neste projecto o nosso MUITO OBRIGADO!

 

                                                          “A Árvore dos Livros”

Era uma vez uma menina que vivia numa casa muito velhinha. Essa menina chamava-se Daniela, tinha 21 anos, uns bonitos olhos castanhos, cabelos ruivos, lisos e compridos, era alta e um pouco magra.
Gostava muito de estudar e ainda mais de ler. Lia todos os livros que tinha em sua casa. Leu tanto… tanto… tanto… que um dia acabaram os livros...não tinha mais livros para ler.
Então, começou a pensar numa maneira de resolver este problema. Pensou… pensou… pensou… e lembrou-se de começar a cultivar livros.
Tirou da estante o seu livro preferido, pegou nas ferramentas necessárias e foi para o jardim.
Abriu um buraco e semeou-o. Todos os dias, a menina regava o livro que tinha semeado.
Com a chegada da Primavera, começou a nascer da terra uma pequena planta. Dia após dia, a pequena planta começava a tornar-se numa bela e grande árvore.
Certo dia, como de costume, a menina, pela manhã, foi visitar a sua árvore. Os seus olhos castanhos brilharam mais do que o Sol, pois a árvore estava cheia de magníficos livros, que nunca tinha visto.
Sem perder mais tempo, a menina, que estava tão encantada com os livros que a árvore lhe tinha dado, começou a lê-los.
Ao ler um dos livros, algo a fez pensar que se calhar havia muitos mais meninos pobres, com interesse na leitura e sem livros para ler. Começou, então, a plantar mais livros para assim poder distribuí-los pelos meninos de todo o Mundo.
Passado algum tempo, depois de ter colhido todos os livros, a Daniela resolveu ir pedir à sua melhor amiga, a Rita, que a ajudasse a entregar os livros ao maior número de meninos que conseguissem encontrar.
Começaram, logo, pelos da sua aldeia. Ao entregar o primeiro livro, sentiram-se muito contentes. Pois, sentiram que tinham feito com que alguém ficasse feliz. Apenas com um gesto tão simples, como o de dar, e a felicidade começava a espalhar-se!
Lá continuaram as duas a entregar livros, até à próxima paragem… Algum tempo, depois, a Daniela sentou-se numa pedra, cansada de tanto andar e, aí, acabou por adormecer.
Quando acordou, correu a contar à Rita, uma ideia que tinha tido. Ela tinha descoberto que, afinal, os meninos possuíam a maior riqueza do Mundo, o gosto pela leitura, e elas precisavam continuar a cultivá-lo.
No dia seguinte, a Daniela pensou em fazer algo diferente… E, se pensou, melhor o fez, formou um Clube de Leitura. Pois, sabia que o clube também iria ajudar todas as pessoas que não sabiam ler.
As duas amigas, escolhiam, todos os dias, uma pequena história e contavam-na para as crianças e idosos.
- Os livros dão-nos muita sabedoria - dizia a Daniela.
Noutro dia, a Daniela descobriu um livro muito interessante. Tratava-se de uma história romântica. Ela pediu à sua amiga Rita que o lesse no Clube de Leitura.
O Clube de Leitura tornou-se num local de encontro de todos os habitantes da aldeia onde ouviam as histórias e contavam as suas próprias histórias. E foi através desse clube, e das lindas histórias que a Daniela e a Rita liam, que as pessoas daquela aldeia, aquelas que nunca tinham andado na escola, tiveram uma grande ideia: pedir às duas amigas que as ensinassem a ler e a escrever. Sem pestanejarem, elas aceitaram o desafio. Era maravilhosa, a ideia, e iria dar-lhes muito prazer. Pediram, então, a todos os que quisessem aprender, e também a quem o já sabia fazer, que comparecessem junto à árvore dos livros, todos os dias, depois do almoço. Para espanto delas, logo da primeira vez, toda a aldeia estava presente!
A aldeia foi crescendo, construíram-se escolas e até universidades. Todos querem estudar lá. Crê-se que hoje, a aldeia, que entretanto já é uma cidade, é a mais letrada do país, onde o simples acto de ler tornou as pessoas mais felizes e melhores cidadãos.

 

                                                                          



publicado por pnep-condeixa às 10:24
mais sobre mim
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


arquivos
2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO